top of page

PEI Ribeirão Preto e Entrevias na inauguração deViveiro de Mudas

Sertãozinho, (11) de outubro de 2022. - A Entrevias Concessionária de Rodovias inaugura, nesta quinta-feira (13/10), às 9h30, o Viveiro de Mudas da companhia, construído na sede da empresa, em Sertãozinho. A iniciativa – inspirada em um projeto premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) - corrobora o conceito ESG (da sigla em inglês para “environmental, social, governance”, ou meio ambiente, social e governança em português) por unir boas práticas ambientais e inserção social. O projeto será operacionalizado por profissionais com deficiência intelectual de leve a moderada, sob a supervisão de um viveirista responsável. Inicialmente, foram contratados cinco viveiristas com idades entre 22 e 46 anos, moradores de Ribeirão Preto.


O objetivo da empresa é conectar duas importantes necessidades corporativas: responsabilidade social e inclusão. Ao mesmo tempo em que possibilita a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam dificuldades e têm menos oportunidades, ambientalmente atende às exigências legais e, consequentemente, reduz cada vez mais possíveis impactos do negócio.

Em um ano de operação, a expectativa é produzir cerca de 30 mil mudas de árvores nativas. “Os PCDs vão ter várias atribuições: plantar as sementes, cuidar das mudas e manter a organização do viveiro em geral, sempre orientados pelo viveirista responsável e acompanhados pelo RH. A atividade possibilitará a interação entre eles e o desenvolvimento profissional. Além disso, o projeto ressoa o investimento da empresa em boas práticas de governança”, afirma Valdir Ribeiro, gerente de Sistemas de Gestão, Riscos, Auditoria Interna e ESG da Entrevias.


As mudas de árvores nativas serão destinadas para a recuperação de áreas verdes e de preservação permanente, e para programas ambientais e projetos de compensação ambiental, como compensar as emissões de gases de efeito estufa. Ocorrências do dia a dia na área de concessão também podem precisar ser compensadas com o plantio de mudas, como queimadas e acidentes às margens da rodovia.

“Além de toda a obrigação da compensação ambiental decorrente das obras de ampliação da Entrevias, que são projetos realizados em parceria com a Fundação Florestal e o Instituto Ipê, pelos quais já realizamos o plantio e recuperação de mais de 234 hectares de florestas, este projeto permitirá a recuperação voluntária de áreas verdes ao longo da nossa faixa de domínio, que é um dos caminhos que buscamos para a neutralização das emissões de gases de efeito estufa de nossas operações”, diz Osnir Ormon Giacon, gerente de Meio Ambiente.


O projeto atende ainda a cinco ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, conjunto de medidas que integram a Agenda 2030 para a proteção do meio ambiente, diminuição da pobreza e melhoria da qualidade de vida na sociedade em nível global. São eles: ODS 8 Emprego Digno e Crescimento Econômico, ODS 10 Redução das Desigualdades, ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 Ação Contra Mudança Global do Clima e ODS 15 Vida Terrestre.

PCDs
Antes da contratação dos profissionais para compor a equipe do viveiro, o departamento de Recursos Humanos da empresa mapeou os processos e atividades necessárias para a inclusão de candidatos com deficiência. Foram identificados o perfil profissional, habilidades, competências e ações de apoio. Os novos colaboradores receberam treinamento no local de trabalho detalhando as atividades, com o acompanhamento de familiares.
A Entrevias contou também com o importante apoio do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), operado pela Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto (Ribdown), entidade sem fins lucrativos fundada em 1988 por familiares de crianças com síndrome de Down com o objetivo de lutar pela inclusão das pessoas com Down e outras deficiências em todos os segmentos da sociedade.



Acesso: https://entrevias.com.br/2022/10/11/entrevias-inaugura-viveiro-de-mudas-com-inclusao-social-e-boas-praticas-ambientais/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page