top of page

POLO DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA 

Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto 

Projeto Polo de Empregabilidade Inclusiva 

O Polo de Empregabilidade Inclusiva integra ações de busca ativa de candidatos, qualificação profissional, suporte às empresas, inclusão profissional e apoio a permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.  
 

O Programa Meu Emprego Inclusivo é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a RibDown, que visa promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de apoiar empresas na contratação e retenção destes profissionais. Para tanto, o Programa conta com os Polos de Empregabilidade Inclusiva que atuam localmente por meio da Metodologia do Emprego Apoiado e desenvolvem diversas ações de assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado para pessoas com deficiência e empresas antes, durante e depois da contratação destes profissionais. 

Público alvo: candidatos (+18) ao Mercado de Trabalho e Empresas da região de Ribeirão Preto (SP)
Endereço do Polo: Avenida Dr. Francisco Junqueira, 2625, Jardim Macedo – Ribeirão Preto - CEP 14091-000
Horário: Segunda à S
exta-feira, das 8h às 19h
Contato: Telefone (16) 3013-5667 (WhatsApp acessível em Libras)
                 E-mail peiribeiraopreto@ribdown.org.br

EIXOS ESTRUTURANTES 

1. Busca ativa: o programa realiza busca ativa na captação de candidatos interessados.

2. Entrevista profissional: orientação aos candidatos para acessarem o mercado de trabalho por meio da realização de entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais.

3. Qualificação técnica e empreendedora: para proporcionar a maior inclusão, o programa oferece cursos de qualificação profissional presencialmente com turmas mistas, à distância e remota.

4. Encaminhamento para vagas de emprego: os Polos de Empregabilidade Inclusiva atuam junto às empresas que desejam incluir profissionais com deficiências analisando as vagas disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos atendidos no Programa garantindo maior assertividade no processo de contratação. Além disso, a parceria com PATs (Postos de Atendimento ao Trabalho) permite que os candidatos façam a emissão de carteiras de trabalho e habilitação do seguro desemprego e sejam atendidos pelo programa nas regiões onde ainda não há um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI).

5. Encaminhamento para emissão de laudo médico baseado nas funcionalidades: os candidatos que fazem parte do programa têm a oportunidade de passar por avaliação interdisciplinar que analisará as funcionalidades e habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões.

6. Apoio às Empresas: os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) oferecem apoio as empresas que buscam contratar profissionais com deficiência oferecendo suporte à equipe de RH para disponibilização de vagas; treinamento e sensibilização das equipes; estudo de adequação dos Postos de Trabalho; apoio e acompanhamento dos colaboradores com deficiência contratados.

Logo Meu Emprego Inclusivo.png
6.png
Sebrae-SP_-_Logotipo_Oficial-logo-0EBB728B38-seeklogo.com.png
cps-logo-identidade.jpg
logo-pat-ribeirao-preto.jpg
Sem título.jpg
bottom of page