MEDIAÇÃO ESCOLAR
Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto
Projeto Mediação Escolar
Este projeto visa promover o conceito de deficiência na perspectiva do Modelo Social da Deficiência nos espaços escolares, bem como auxiliar as equipes escolares e as famílias a remover as barreiras do contexto que impedem a aprendizagem dos estudantes com deficiência.
Ressaltamos que compreender a deficiência como uma barreira (Modelo Social da Deficiência) é oportunizar: igualdade de condições de participação entre as pessoas; oportunidade de reflexão, diálogo, de valorização da diversidade, além de atender a necessidade de cada sujeito ao reconhecer as “mudanças” na educação é algo constitutivo da própria humanidade.
Público alvo: crianças e adolescentes em idade escolar, famílias e equipe escolar
Objetivo Geral: Difundir o conceito de deficiência na perspectiva do Modelo Social da Deficiência por meio da troca de práticas pedagógicas entre equipe escolar, familiares e equipe técnica.
Contato: Telefone (16) 99422-3114
E-mail contato@ribdown.org.br
Ações do Projeto
1. Difundir o Modelo Social da Deficiência auxiliando as equipes escolares e famílias a identificarem e retirarem as barreiras do contexto e atividades pedagógicas que impedem o aprendizado.
2. Desenvolver ações de reflexão para os educadores compreenderem como um currículo rígido pode ser uma barreira que impede o aprendizado e propiciar formas de romper com estas barreiras através de orientações sobre acessibilidade curricular;
3. Orientar, exemplificar, comentar, propor por meio de análise de planos e/ou de atividades escolares reflexões e possibilidades de acessibilidade para que o (a) usuário (a) consiga realizar bem as propostas escolares.
“A educação inclusiva significa uma educação justa e equitativa na qual aqueles que apresentam mais dificuldade em aprender encontrem os meios e o apoio necessário, assim como o incentivo e o compromisso coletivo para superá-la”.
- Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (2017)