top of page

21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.


Muitos devem se perguntar sobre todas estas datas comemorativas e que fazem menção à busca pelos direitos e pela visibilidade de grupos de pessoas que são historicamente vítimas de preconceito, violência e exclusão. Essas datas são resultado das muitas lutas que cada grupo faz para debater publicamente com a sociedade sobre suas necessidades como sujeitos, como cidadãs e cidadãos. O dia 21 de setembro não é diferente!


Desde o final da década de 70 e início da década de 80, junto com um processo amplo pela democratização do Brasil – que na época ainda vivia o final de um longo período de ditadura – o Movimento Social das pessoas com deficiência vem se consolidando e alcançando inúmeras conquistas. A participação na Constituinte de 1988 já é uma primeira delas – neste documento, os direitos das pessoas com deficiência não aparecem como um capítulo, mas inseridos de forma transversal na legislação geral da saúde, educação, trabalho, proteção social, cultura, esporte, etc.


E as conquistas não pararam por aí: veio a Lei de Cotas para inserção no mercado de trabalho, as Leis que regulamentam a acessibilidade, a Lei que reconhece a LIBRAS como língua oficial no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que prevê atendimento educacional especializado para estudante com deficiência em todos os níveis de escolaridade, a Lei que amplia a oferta de vaga para pessoas com deficiência nos cursos técnicos e no ensino superior, a Lei que prevê que as pessoas com deficiência podem receber apoio da Política de Assistência Social por meio dos seus diferentes serviços e tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para enfrentamento de situações de extrema pobreza.


Tudo isso é fruto da mobilização e da participação das pessoas com deficiência nos Conselhos de Direitos, nas Conferências de Políticas Públicas, nos Fóruns de Debate – espaços onde todos nós cidadãos podemos e devemos estar para manifestar nossas opiniões, fiscalizar e cobrar os gestores para criar e ou/executar o que as Leis e as Políticas Públicas preveem, a fim de que elas não se tornem letra morta.


As Leis e as Políticas públicas voltadas para todas as populações historicamente excluídas tem o objetivo de reduzir as profundas desigualdades sociais e econômicas que atingem em cheio estas pessoas. Ainda que o Brasil tenha uma legislação avançada no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência há muito ainda por fazer no sentido de cobrar o estado de seu papel de garantir a dignidade e os direitos fundamentais a toda a população. Esse é o papel do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: colocar em evidência as conquistas e as pautas destas pessoas!


Nós da Ribdown defendemos aquilo que o Movimento das Pessoas com Deficiência já prega: “Nada sobre nós sem Nos” e neste dia 21 de setembro ressaltamos a importância do protagonismo da pessoa com deficiência na luta por seus direitos. Qualquer defesa ou conquista que seja pautada no que pessoas sem deficiência supõem que é o melhor, sem a participação dos maiores interessados, perde em legitimidade pois viola o respeito e o direito à autonomia de gerir suas vidas!


Que esta data seja um momento para refletir sobre a importância dos movimentos sociais como formas de organização e de formação política e cidadã! Não haveria Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência se várias pessoas com deficiência não tivessem lutado por isso ao longo da história!


Não nos esqueçamos!!!!

13 visualizações0 comentário
bottom of page